24 de julho de 2013

Sobre a antiga cidade Anã Cryptawn

A História de Cryptawn

(Cryptown é o local aonde Thúrin disse aos jogadores ter escondido a Chave Mestra do Caixão, local marcado no mapa)
Udúrugun na língua anã, na língua comum se chama Cryptawn, a cidade cripta. Nos tempos que principiaram a Guerra contra os Demônios, na primeira Era, os anões chegaram ao continente de Dagorcain. Muitos se instalaram nas montanhas da Região que chamamos atualmente de Dranor,  outros na região das montanhas de Ferro, onde estão as ruinas dos reinos antigos dos Anões Viajantes.  Sabe-se que muitos desses anões se aventuraram na região Sudeste do Continente, na região compreendia como "As Garras", e lá fundaram uma grande cidade.
Naquele tempo ela era chamada de Mahîn, a cidade das grandes Criações. Esta belíssima cidade fora a primeira a fazer contato com os povos de Primus, o continente vizinho de Dagorcain a sudeste. Mas aqueles Anões não eram navegantes, mas grandes criadores de armaduras, armas, joias e outras coisas admiráveis.  A cidade aproveitou a maior riqueza que algum Reino Anão de Dagorcain já houvera experimentado, e foi ela quem proporcionou todas as condições necessárias para que Harador pudesse fundar a grande cidade de Harad, e assim, criar um verdadeiro ponto de comercio entre Dagorcain e Primus.
Dizem que seus salões são tão imensos e tão profundos  que alcançaram riquezas incompreensíveis mesmo aos olhos anões. Grandes coisas essa cidade construiu e desenvolveu. E grande riqueza ela trouxe para os povos de Dagor.
Mas durante a Guerra contra os Demônios a cidade foi invadida. Por longos dias os Anões resistiram ao cerco demoníaco,  e o número de mortos era absurdo. Depois de dias se defendendo os demônios foram finalmente derrotados, mas muito poucos sobreviveram, e o grande Rei da Cidade caiu na batalha.
A cidade se tornou um símbolo de tristeza e morte, então os anões decidiram torná-la o túmulo de todos os que morreram ali. Em todos os lugares na cidade eles construíram criptas e templos,  locais para mortos e tumbas para milhares. E o lugar foi fechado e consagrado pelos Anões. Um costume se iniciou, e lá foram colocados os túmulos dos maiores Reis, Senhores e Mestres anões.  E assim se seguiu até a morte de Thúrin, o Imprudente.
Sabe-se que pela amizade que existia entre Harad e a antiga Mahîn, agora chamada de Cryptawn na língua comum, o filho do falecido Rei de Mahîn entregou ao Coronel do Mar da cidade de Harad uma das três chaves que poderiam abrir as portas daquele lugar, não se sabe o porque, mas desde então essa chave é guardada por todo Coronel do Mar que lidera Harad. As outras duas chaves se perderam, a ultima delas se perdeu com Thúrin, no dia em que ele teria sido soterrado nas montanhas Thangor.



Conhecimentos:

Cryptawn possui mais de 100 grandes Salões, com tamanhos descomunais(imaginem o grande salão de Moria). Todos estão divididos em níveis, pois a antiga cidade foi construída muito abaixo na terra.
A cidade possui um Salão principal, algo comum em construções anãs, com dezenas de corredores que levam para os 5 níveis a abaixo da terra, e os 3 níveis acima da base da montanha. 
Sabe-se que estranhos são reconhecidos, e a cidade é repleta de armadilhas, geralmente com painéis ocultos para serem desarmadas com chaves próprias, ou com um boa arte de ladinagem.  O uso de forjados e maquinarias mágicas é comum nesse tipo de construção.
As principais tumbas estão localizadas nos 3 níveis que sobem  o interior da montanha,  da base ao cume.  Porém os maiores tesouros se localizam nos níveis abaixo.
Cuidado com qualquer fonte de água que seja encontrada dentro da cidade, e não abaixe sua guarda em nenhum momento, armadilhas e meios de defesa que usam da furtividade são bastante comuns.
Os anões tem o costume de aprisionar ou "contratar" guardiões monstruosos em suas dungeons, como o Behouder enfrentado no Templo de Lórien que protegia a passagem para a sagrada Colina Anã, aonde os jogadores se encontraram com Thúrin.
Os caminhos para os salões principais foram os mais usados nos últimos tempos, e os que levam para as profundezas de Udúrugun estão abandonados a milhares de anos.
Blocos no chão, cordas escondidas, tesouros amostra, áreas mágicas são gatilhos muito traiçoeiros que infestam local.
Thúrin, antes de morrer, não disse aos jogadores aonde ele escondeu a chave, se junto aos tesouros nas profundezas da cidade, ou nos tão bem guardados salões aonde os grandes Reis descançam.
Qualquer outro detalhe necessário será compensado com as vantagens em perícias que serão dadas aos leitores.

OUTROS TEXTOS SUGERIDOS(TODOS NA MARCAÇÃO "HISTÓRIA"):

Ascenção do Reino Anão Leste



Da ruína de Thúrin o Imprudente


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